Está na Bíblia do Marketing, o velho e bom Kotler, desta vez na edição com Keller: Posicionamento é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo. Os lançadores da idéia (ou pelo menos os que a popularizaram) foram Al Ries e Jack Trout no famoso livro "Posicionamento - a Batalha por sua Mente", lançado no começo dos anos 1980.
Quando você consegue identificar claramente o espaço que quer ocupar na mente do cliente, resta colocar o arsenal de marketing (produto, preço, propaganda/promoção, distribuição, pessoas e apresentação do ponto de venda) a favor da construção do tal posicionamento.
Além disso, se a coisa é bem feita, consistente, fica muito difícil invadir o espaço conquistado pelo concorrente entre os neurônios do consumidor.Uma história muito boa que ilustra esse ponto é o brilhantismo da Duracell em marcar esse território. Creio que todos vão se lembrar do famoso coelhinho da Duracell em diversos comerciais - enquanto todas as pilhas concorrentes (ainda não chamavam pilha de bateria nessa época) já haviam parado de funcionar, o coelhinho seguia forte batendo seu tambor.
Pois a coisa foi tão bem feita que dura até hoje. Duracell é sinônimo de pilha que dura. Enquanto isso os concorrentes sofrem....
Veja o esforço do concorrente Rayovac para tirar essa idéia da mente dos consumidores: colocaram essa mensagem como um mini-folheto dentro de suas próprias embalagens.
A tarefa não vai ser fácil...
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