segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Consumidores bossa-nova



O grupo de consumidores com mais de 50 anos de idade já representa um grande mercado no Brasil, conforme estudo da ACNielsen. Segundo o trabalho, em 29% dos domicílios brasileiros, os responsáveis têm mais de 50 anos. No estado de São Paulo e na grande Rio de Janeiro, esse número chega a 38%. Desses lares, 57% possuem nível sócio-econômico alto e médio, 65% possuem um adulto ou filho com mais de 18 anos e 16% possuem filhos entre 12 e 17 anos.

Batizados de consumidores bossa-nova, já que viveram suas juventudes nas décadas de 60 e 70, esse segmento, hoje na maturidade, é ativo, tem bom poder aquisitivo e ainda é o responsável pela maioria das decisões de compra em seus lares.

Outro levantamento realizado pela divisão de Customized Research da ACNielsen mostra que os consumidores bossa-nova valorizam praticidade, são abertos à experimentação e não perdem uma promoção. Ao mesmo tempo que valorizam marcas com forte “equity”, consideram marcas próprias como uma boa alternativa e preço como um pressuposto básico.

Esse consumidor também se sente excluído pelo mercado. “Não há uma oferta significativa de produtos pensados exclusivamente para essa faixa etária”, explica Mario Lynch, diretor de Marketing da ACNielsen.

Os consumidores bossa-nova também se diferenciam no consumo das categorias de massa. Mário conta: “o consumo dos domicílios em que os responsáveis possuem mais de 50 anos de idade é 7% maior em pelo menos 45% das categorias de produto. Produtos como chá-pronto, água mineral, sopas e café em pó têm uma taxa de penetração muito maior nesses lares”.

Fonte: www.acnielsen.com.br

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