sábado, abril 14, 2007

Que tal diminuir sua conta de celular assistindo comerciais?


Nos Estados Unidos algumas operadoras estão oferecendo um plano diferente para seus clientes: caso se disponham a assistir comerciais em seus celulares, reduzem suas contas ou oferecem vantagens diferenciadas. Num país onde a média de gastos mensal com celulares está entre US$ 50 a US$ 60 isso parece fazer bastante sentido. Virgin Mobile USA e Amp’d Mobile são duas empresas testando esse modelo baseado na redução das despesas mensais do assinante.

A Verizon, a Sprint e a Cingular, agora a nova AT&T, operam um modelo um pouco diferente. Em troca dos anúncios, oferecem serviço de Internet móvel melhorado e conteúdo gratuito ou a preços reduzidos.
Outra empresa, a Xero Mobile planeja distribuir um milhão de celulares gratuitamente pelos campi de universidades em diversos pontos do país e dar 40 por cento de desconto nas contas mensais se os jovens assistirem a 4 comerciais por dia.

Considerando que os consumidores estão cada vez mais difíceis de serem alcançados pelas mídias tradicionais, os celulares representam uma grande oportunidade para anunciantes. Os telefones móveis mais avançados podem receber anúncios em diversos formatos, incluindo vídeo, mensagens de texto e banners – tudo isso potencializado pela segmentação que os bancos de dados de clientes mantidos pelas operadoras permitem.

Grandes empresas como Procter & Gamble, Burger King e Pepsi já estão experimentando esse tipo de anúncio. O Google e o Yahoo também estão investindo nesse filão, adaptando suas ferramentas de pesquisa para a nova mídia e, claro, vendendo publicidade nas telas de apresentação dos resultados das buscas.


Fonte: NYTimes, 29 jan 2007, pág. C3

Nenhum comentário: