quarta-feira, janeiro 06, 2010

E a confiança vira compra! Supermercados esgotam estoques de produtos natalinos

Vejam como o otimismo do consumidor retratado na postagem anterior costuma se traduzir em vendas, conforme newsletter que acabei de receber do Supermercado Moderno:

"As vendas do último Natal superaram as expectativas do comércio e da indústria. Segundo Sérgio Nóia, vice-presidente comercial do Walmart, era esperada uma alta de 20% a 25% em relação a 2008. Algumas categorias, no entanto, surpreenderam. O consumo de bacalhau na rede, por exemplo, cresceu 30%, a de cortes suínos 26% e a de aves 24%.

A Bauducco, que havia programado uma produção de 50 milhões de panetones, fez hora extra para alcançar as 52 milhões de unidades comercializadas. O número representa 25% mais do total vendido em 2008. A marca Village também fechou 2009 com crescimento 10% superior ao projetado inicialmente.

No frigorífico Marfrig, dono das marcas DaGranja, Mabella e Seara, as metas também foram ultrapassadas. Com as aquisições feitas durante o ano, a empresa, que previa dobrar o volume de carnes especiais, fechou com aumento de 105%. Já Cooper-Central Aurora, outra fornecedora do segmento, registrou alta de 8%, segundo a assessoria de imprensa.

O maior poder aquisitivo do consumidor aliado a preços menores contribuiu para esse cenário. No Walmart, os produtos estavam 8% mais baratos do que no ano anterior. A principal queda foi a do bacalhau, com 20%. “O volume importado acabou sendo insuficiente. No início de dezembro tivemos que comprar mais de importadores locais”, conta Nóia."

Fontes: Supermercado Moderno e Valor Econômico

Nenhum comentário: