domingo, agosto 05, 2007

A maldição do som da loja

Rezam todos os manuais de boas práticas de visual merchandising no varejo que devemos apelar para todos os sentidos dos consumidores dentro do ponto de venda. Eu mesmo já falei e escrevi isso diversas vezes. Mas, cuidado, tudo o que é demais, cansa.

Outro dia, em visita a uma loja de departamentos, contei 9 intervenções do locutor em 30 minutos. Nove vezes minha concentração foi interrompida pela bem intecionada fala do rapaz comentando sobre as fantásticas ofertas do dia e lembrando-me de tudo o que eu deveria fazer antes de sair da loja… A única vontade que me deu foi de … sair da loja.

Semana retrasada, em visita de compras a um hipermercado, quase reclamei diretamente com o gerente. Faltou-me a coragem de parecer um rabugento e por pouco não fui. Dessa vez perdi a conta de quantas vezes o rapaz falou da maldita focaccia que esperava por mim na padaria e que eu não poderia deixar de experimentar. Depois da intervenção número 1000 a vontade que me deu foi de usar a tal focaccia como arma e atacar o pobre coitado. Imaginem as manchetes no dia seguinte: CLIENTE REVOLTADO USA FOCACCIAS COMO ARMA E ATACA LOCUTOR DE HIPERMERCADO.

Varejistas, pelo amor de Deus, as compras são momentos de lazer. Já somos inundados por propaganda a cada segundo de nossas vidas. Dentro de uma loja, cercados por estímulos de todos os lados, visuais, olfativos, táteis e, muito frequentes, degustativos, a última coisa que precisamos é termos nossos ouvidos entupidos por comunicação redundante, chata mesmo.O diabo do preço do quilo do frango está escrito na tabuleta! Quando eu chegar lá, LEIO!
Tudo o que é demais, cansa.
Pensem nisso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente o som da loja acaba sendo uma arma para afastar consumidores em muitas redes, magazines. Que teoricamente tem uma assessoria de qualidade para avaliar isto. Ruim quando muitos pequenos se atravem a copiar e colocam caixas de som com alta potência na entrada da loja fazendo um leilão exarcebado e muito alto entre ele e seus comerciantes vizinhos. E também ja constatei varias reclamações de clientes insatisfeitos com isto.