segunda-feira, janeiro 18, 2010
Entrevista Maurício Morgado na CBN
Segue link para minha recente entrevista na CBN.
Bom proveito!
CBN - A rádio que toca notícia - CBN Noite Total
quarta-feira, janeiro 06, 2010
E a confiança vira compra! Supermercados esgotam estoques de produtos natalinos
"As vendas do último Natal superaram as expectativas do comércio e da indústria. Segundo Sérgio Nóia, vice-presidente comercial do Walmart, era esperada uma alta de 20% a 25% em relação a 2008. Algumas categorias, no entanto, surpreenderam. O consumo de bacalhau na rede, por exemplo, cresceu 30%, a de cortes suínos 26% e a de aves 24%.
A Bauducco, que havia programado uma produção de 50 milhões de panetones, fez hora extra para alcançar as 52 milhões de unidades comercializadas. O número representa 25% mais do total vendido em 2008. A marca Village também fechou 2009 com crescimento 10% superior ao projetado inicialmente.
No frigorífico Marfrig, dono das marcas DaGranja, Mabella e Seara, as metas também foram ultrapassadas. Com as aquisições feitas durante o ano, a empresa, que previa dobrar o volume de carnes especiais, fechou com aumento de 105%. Já Cooper-Central Aurora, outra fornecedora do segmento, registrou alta de 8%, segundo a assessoria de imprensa.
O maior poder aquisitivo do consumidor aliado a preços menores contribuiu para esse cenário. No Walmart, os produtos estavam 8% mais baratos do que no ano anterior. A principal queda foi a do bacalhau, com 20%. “O volume importado acabou sendo insuficiente. No início de dezembro tivemos que comprar mais de importadores locais”, conta Nóia."
Fontes: Supermercado Moderno e Valor Econômico
terça-feira, janeiro 05, 2010
Recorde na Confiança do Consumidor
Em 2009, o nível de atividade foi influenciado pelas perspectivas sustentáveis de crescimento econômico que, por sua vez, condicionaram a melhoria na confiança do consumidor. O indicador encontra-se acima da média histórica e compatível com a expansão do consumo, o que reforça um quadro de continuidade do otimismo dos consumidores nos próximos meses.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela Fecomercio desde 1994. Os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo. O objetivo da pesquisa é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.
Os dados são segmentados por nível de renda, sexo e idade. O ICC varia de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, apresenta-se em: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.
A metodologia do ICC foi desenvolvida com base no Consumer Confidence Index, índice norte-americano que surgiu em 1950 na Universidade de Michigan. No início da década de 90, a equipe econômica da Fecomercio adaptou a metodologia da pesquisa norte-americana à realidade brasileira. Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central.
Fonte: Fecomércio